Intervenção endovascular para AVC isquêmico agudo é uma área que evolui rapidamente. Retrospectivamente, o estudo IMS -III espelha essa evolução. Embora a partir dele tenha se divulgado que a intervenção endovascular + tPA-IV não foi superior ao tPA-IV sozinho, para isso se modificar  acredito que é apenas uma questão de tempo. Haviam vários estudos “negativos” testando a eficácia de tPA-IV antes do sucesso de NINDS em 1995. Diminuir o tempo de reperfusão é de extrema importância como estamos comprovando ano após ano. Provavelmente, melhorar a seleção dos pacientes por critérios clínicos e radiográficos também é essencial. A partir do estudo NINDS , estudos subseqüentes publicados mostrando ter sido maior eficácia e menor risco quando tPA-IV é dado aos pacientes mais cuidadosamente selecionados .

Recentemente no nono Congresso Mundial de AVC o estudo MR CLEAN (1) demonstrou que o procedimento endovascular foi associado com uma mudança funcional positiva em 90 dias, que se reflete em mais pacientes que mudaram de categoria na escala de Rankin modificada (MRS) , com uma razão de chances ajustada de 1,67 (95% intervalo de confiança [ IC] , 1,21-2,30 ). Em outro estudo recente (2) a conclusão foi de que, para uma população de 10.000 pacientes com oclusão de grandes vasos e com acidente vascular cerebral isquêmico quantificado de moderado a maior, 78% conseguiu um bom resultado com o tratamento endovascular, enquanto 22% teve um bom resultado apenas com tPA IV .

Espero que o campo da terapia endovascular seguirá uma trajetória semelhante ao caminho percorrido até a consolidação do tPA IV. Uma vez que um julgamento futuro baseado em estudos “positivos” demonstram e demonstrarão significância estatística, ele vai começar a se tornar o padrão de cuidados para pacientes selecionados no ponto de que os incentivos financeiros irão alavancar drasticamente a eficiência do fluxo de trabalho e elevar os padrões do campo de prática.

1) MR CLEAN (Multicenter Randomized Clinical trial of Endovascular treatment for Acute ischemic stroke in the Netherlands)

9th World Stroke Congress: Session: Main Theme 43: Late Breaking News. No abstract number. Presented October 25, 2014.

2) Time to Angiographic Reperfusion in Acute Ischemic Stroke: A Decision Analysis

Estudos que mostraram que o tratamento endovascular não teria benefício sobre tPA IV: SYNTHESIS Expansion trial, the IMS-III (Interventional Management of Stroke III) trial, and the MR RESCUE (Mechanical Retrieval and Recanalization of Stroke Clots Using Embolectomy) trial